quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Tudo na vida é uma questão de prioridade

Qualquer escolha é bastante difícil de ser feita. Escolher entre o certo e o errado, pode ser a mais “fácil” delas, mas o que dizer de escolher entre o Certo VS Certo. A definição de certo ou errado é bastante relativa, depende de vários valores, preceitos e premissas. O que para mim pode ser absolutamente certo, para outra pessoa pode ser algo totalmente errado.
Com o passar do tempo, passamos a fazer uma coleção de resultados de nossas escolhas, as tentativas e erros alimentam um banco de resultados baseados em fatos que podem ser nossas escolhas, ou até mesmo escolhas de outras pessoas que acabamos vivenciando ou presenciando indiretamente e com isso agimos de forma diferente, a cada momento que um ato já conhecido se repete.
Esse banco de informações de experiências vividas é consultado todas às vezes, ou em sua grande maioria no decorrer do dia. Sem perceber, passei a me questionar: “O que ganho com isso?” A palavra ganho, não quer dizer necessariamente recompensa. Ganho: significa algo positivo, agregador ou compensador que venha ser o resultado de uma escolha.
Não lembro a partir de que momento eu passei a ter essa atitude. Simplesmente as coisas passaram a ter um grau de prioridade. Um cenário bastante simples é o fato de acordar cedo.  Eu gosto de esportes, adoro me exercitar. Tenho acordado diariamente às 4h40 para ir à academia, porém nos dias que eu tenho aula, ou sei que vou dormir muito tarde, eu me questiono: “O que ganho com isso?” E daí começa o trabalho de analise entre certo VS certo.
  • Acordar cedo para malhar é certo;
  • Dormir um pouco mais para ter um dia produtivo também é certo.
Nesta análise entra a questão da prioridade, minha prioridade é ser bem mais produtiva neste momento. Mentalmente descansada posso focar no treinamento que estou recebendo e na faculdade, pois em ambos tem sido bem cansativo. O fato ilustrado é bem simples, algo relevante e não tão complexo.
Há medida que o tempo passa, as prioridades mudam, nos mudamos, ficamos mais críticos e passamos a ser menos impulsivos e emocionais, não mudamos o caráter, só passamos a ser mais assertivos e menos imprevisíveis em nossas escolhas, pois nos prevalecemos de um acervo de causa e efeito que como um loop se repete sempre.

Lição do dia: "Passam os séculos e os homens, mas repetem-se os fatos e suas causas" (Gaspar Barlaeus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário