terça-feira, 23 de agosto de 2011

Em qual perspectiva você está vendo sua vida?

Neste Domingo (21/08), recebemos a visita do Pr. Renato Couto na PIBCORD. Sempre há esta troca de experiência entre as igrejas Batistas. Ele veio fazer um trabalho na comunidade carente de Brasília Teimosa, semelhante ao que tem realizado no Rio de Janeiro.

Vou tentar transmitir um pouco das coisas que foram ditas por ele e minhas percepções. Começo com uma pequena ilustração:

Uma empresa de sapatos envia um representante a uma cidade. O primeiro vendedor chega à cidade e logo percebe que ninguém usa sapatos, desesperado envia um relatório para o chefe dizendo: “Sem condições! Vocês me enviaram para o pior lugar que existe, não vou vender nenhum sapato aqui, pois ninguém na cidade usa sapatos”.

O segundo vendedor foi enviado, ao chegar à cidade teve sua percepção e enviou o relatório para o chefe, antes disso agradeceu a Deus: “Senhor, obrigado! Estou no melhor lugar do mundo, pois aqui ninguém usa sapatos e vou vender bastante”. O relatório seguiu da mesma forma: “Podem preparar a produção, pois vocês me enviaram para o melhor lugar do mundo, ninguém tem sapatos na cidade, também não há lojas de sapatos aqui. Vou vender bastante”.

Moral da história: Dependendo da sua perspectiva você pode ver uma oportunidade ou um problema.

A pregação me chamou atenção, pois já havia lido ao semelhante no livro: “Um mês para viver”. No livro o autor cita da mesma forma a perspectiva das coisas. Se as vemos do nosso ponto de vista limitado, os problemas se tornam enormes, impossíveis de ser resolvidos. Porém, se vista na grandeza da perspectiva de Deus, os problemas são minúsculos feito um grão de mostarda.

Vou repetir a mesma frase dita pelo Pr. Renato: “Prometam que não vão ficar com raiva do Profeta Jonas após o comparativo”.
Imagem do blog: Quanto Mais Se Conhece Mais Se Ama
As tempestades e um paralelo: Profeta Jonas VS Apóstolo Paulo.

Creio que muitos conheçam a história do Profeta Jonas, no capítulo 1, o Senhor pede que ele vá até Nínive, mas Jonas não o obedece e toma outro rumo. Deus lança uma forte tempestade e Jonas simplesmente não toma parte com os outros, não clama, simplesmente desce ao porão e dorme um sono profundo, enquanto toda tripulação lança fora tudo que há e clama por outros deuses. 

No trecho de Atos 26:20-26 Paulo enfrenta uma grande tempestade. E ao contrário do profeta Jonas, ele tem parte com todos, os anima, os conscientiza dos atos ocorridos pela desobediência e ao mesmo tempo, ressalva que nenhuma vida foi perdida, apenas o navio. 

Jonas era livre para obedecer a Deus. Paulo, mesmo prisioneiro sabendo do perigo eminente, usava do seu ministério para escrever as cartas, usava seu tempo para falar da palavra de Jesus Cristo para os guardas que os levariam a condenação. Jonas simplesmente sentenciava a cidade dizendo: “Você vai morrer! Você vai morrer, o fim está próximo...” 

A perspectiva de ambos diante da mesma grande tempestade é um exemplo de como encaramos os nossos problemas. Será que os vemos como oportunidades de crescimento ou simplesmente dormimos e esperamos o fim?

Lição do dia: A tempestade pode ser uma oportunidade ou um problema, depende da sua perspectiva.


Um comentário:

  1. É verdade, Cris! Boas palavras. Que nosso Deus nos oriente sempre, para que possamos ver além das dificuldades, e notar as oportunidades que Ele nos dá dia após dia.

    Fica na paz!

    Abraço

    ResponderExcluir