domingo, 7 de agosto de 2011

Uma vida morna

Só em pensar em ter uma vida morna, me causa calafrios. Não consigo ser morna em nada em minha vida. A ideia de coisas “mais ou menos”, ou mal resolvidas, me dá aflição. Isso não quer dizer que não tenho coisas mal resolvidas, nem que me acomode com a zona de conforto.

Acho que a melhor forma de analisar isto é separar por áreas. Assim, tenho uma visão fragmentada e sistêmica das áreas que se integram e interagem em minha vida. Essas áreas são macrodivisões que podem ser subdivididas em outras, porém ter uma visão menos especializada e mais generalizada fica mais fácil de descrever e perceber o termômetro que alerta que este ponto está morno ou frio. Índices insatisfatórios no meu ponto de vista.
[Indicadores: Frio, Morno e Quente]

Macrodivisões:
  •  Relacional;
  •   Espiritual;
  •  Físico;
  • Mental;
  • Profissional.
RELACIONAL: Relação é uma área que tem uma abrangência superior ao campo de análise focado. Pois pode fazer parte de outras divisões, tais como: Profissional e Espiritual. Porém, a relação ao qual me refiro é íntima pessoal.
Casos mal resolvidos é em suma um investimento de alto risco. Assemelha-se a bolsa de valores. Podemos investir quantias altíssimas em um relacionamento que a primeira vista, parece ser altamente rentável e de ganhos superiores a média do mercado. Mas se não der certo, o resultado pode ser devastador.

Análise realista: Neste momento, me considero investindo alto na bolsa há algum tempo, apesar dos indicadores de desvalorização monetária serem todos visíveis, eu ainda estou acreditando que possa dar certo.
Indicador: Morno.

ESPIRITUAL: Esta divisão da vida é a mais profunda e ao mesmo tempo a mais complexa de lidar. Ela tem dois momentos bastante peculiares:

O primeiro é a autoaceitação: Aceitação no que se diz respeito a desarmar-se e confiar plenamente no que sente. Deixar ser tocada em seu coração e em sua alma de forma a deixar uma marcada eterna.
 O Segundo momento é de continuidade: A partir do momento que você se entrega e confia, passa a buscar mais e mais, pois precisa conhecer para se manter motivado neste relacionamento entre você e Deus. Isso ocorre em qualquer religião, independe de sua crença é preciso se sentir parte dela e ter certeza da sua aceitação.

Análise realista: No primeiro momento foi algo muito intenso e rápido. Fui movida por uma promessa. – Geralmente isto ocorre ou pela perda ou pela dor - Está ligação logo foi desconectada quando percebi que era mais forte e existia independe da promessa que havia feito de ir à igreja. Hoje, eu confesso que tropecei várias vezes e senti o peso forte do conhecimento que busquei. Uma vez que me inteirei do conhecimento da palavra, não precisava de juízes, pois pesava sobre mim o juízo dos meus atos e a alegria de saber que minha relação espiritual e íntima com Deus não é pautada por momentos isolados, ela é constante e diária.
Indicador: Quente

FÍSICO: Divisão considerada exterior para uns, interior para outros e tem muito a ver com o mental também. “Corpo e mente sã” é um conjunto inseparável desta área. Vai além do conceito de puramente o físico. É assumir uma nova postura na vida. Já falei baste sobre qualidade de vida. Acredito que o físico é tão importante quanto o mental e ambos precisam está em harmonia para manter uma vida saudável.

Análise realista: Ultimamente tenho sido cometida de “ites” constantes: é sinusite, gastrite, tendinite e outros males da falta de cuidado com o corpo. É fato: Quando estou sem qualquer atividade física adoeço com frequência e isso também influencia no meu humor, na minha capacidade produtiva e porque não dizer até no sexo. (Não tenho pretensão alguma de mentir ou ser purista).
Indicador: Frio

MENTAL: Área dominante que está ligada a todas as outras e todas dependem do seu bem-estar para existir. É tão ampla que dá para subdividir diversas vezes, mas como proposto, vou me conter em generalizar.

Análise realista: Considero em alguns aspectos que está área está precisando de motivação. No campo dos estudos principalmente. É fácil motivar a mente com coisas que nos dá prazer, isso eu faço brincando. Seja em criar, por no papel ideias mirabolantes, seja decorrer em detalhes devaneios tão realistas que são até impróprios para maiores de 18 anos, ou em esboçar planos estratégicos para soluções de problemas difíceis de resolver. Só que a vida não se move apenas de atividade cerebral prazerosa (Lamentavelmente não), e preciso focar no que é obrigatório e nem tanto prazeroso.
Indicador: Morno  

PROFISSIONAL: Está é uma área provedora. A vida profissional tem reflexos em todas as outras. Passamos a grande maioria do tempo no trabalho, mais ou menos 44h semanais, às vezes até mais. Isso já é forte indício que se ela vai mal, todas as outras tende a decair também.

Análise realista: há pouco postei sobre uma forte mudança. Neste caso, estou vivendo algo semelhante ao do relacionamento. Estou investindo na bolsa de valores, com muitos riscos. Tenho ganhado rendimentos variados e alguns prejuízos realmente monetários. Estou em busca do equilíbrio e enquanto isto não chega, tento me empenhar para não entrar no desespero pelas fortes especulações.
Indicador: Morno 

Lição do dia: É bom analisar os indicadores e não aceitar viver uma vida morna ou acabará vomitando por enjoo.



Um comentário: