sábado, 18 de junho de 2011

Ósseos do ofício

Fazer a feira, supermercado, Bompreço... qualquer que seja o nome dado para esta tarefa caseira e inevitável, não podemos negar que é sempre muito trabalhosa.

Sempre começa pela lista. Sempre tem algo que me esqueço de colocar e só lembro no supermercado, isso quando eu lembro. Acordar cedo em pleno sábado e bater mais de um supermercado para cumprir todos os itens da lista é extremamente cansativo. 

Se eu fosse o tipo de pessoa que simplesmente colocasse dentro do carrinho, levaria cerca de 30 a 45min. no máximo. Mas eu sou do tipo que tenho um roteiro para fazer a feira. Que vai do cereal e grãos, e termina nos frios e laticínios. Mas até aí é questão de lógica, né? Os frios são por último para não descongelar. (óbvio!) O problema não é este, se é que isto é um problema. Eu comparo tudo: preço, peso, marca, validade, tamanho, embalagem e inclusive valor nutricional. Não compro certos itens sem olhar alguns detalhes. 

Estava eu no segundo supermercado do dia, escolhendo o azeite, quando um senhor se aproxima e pega o vidro de uma marca não tão conhecida, mas com o preço mais em conta.  Enquanto ele esperava a filha voltar com o queijo, me viu pegar vários vidros de azeite e retorná-los novamente à prateleira. Eu estava analisando o nível máximo de acidez que os azeites têm. Nem todo mundo sabe disso, essa informação vem minúscula na embalagem. Expliquei para ele como se ler os valores nutricionais e o que significa (%VD - valores diários) nas embalagens.

Hoje dou valor a pequenos conceitos adquiridos na minha infância. Minha mãe não tem este hábito, coisa que adquiri com minha tia, afinal eu fui criada com ela. Eu ensino a Raphinha e espero que ele passe para meus netos.

Lição do dia: A herança não se constitui apenas de valores monetários, é composta de conhecimento e bons hábitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário