domingo, 5 de junho de 2011

Frutos de um trabalho feito com amor

No ano passado, tive o privilégio de fazer parte de um projeto solidário. Algo simples, apenas um eMonitoramento de uma jovem.
Venho acompanhando o desenvolvimento dela desde que minha monitoria acabou. E como é gratificante ver o quanto ela vem crescendo, e se direcionando como profissional e mulher. Trocamos e-mail, ideias e dúvidas a cerca de tudo. Tem sido uma relação mútua de confiança e muita admiração.

No encerramento do projeto, levei uma lembrança, um livro. Em nossas conversas, ela havia dito que tinha muita dificuldade em concluir a leitura de qualquer livro, isso me deixou pensando o porquê isso acontecia. Tentei verificar de que forma ela lia, quais as literaturas e percebi que era muito mais por obrigação escolar, do que por prazer de ler algo que lhe interessasse.

No dia do encontro, levei um livro, ela nem esperava receber algo e ficou surpresa e feliz com o presente. Não foi um livro literário que eu já tivesse lido, mas um de “autoajuda” para algumas coisas que eu percebi em nossas conversas. Não fazia o gênero romântico de Augusto Cury, era mais algo do dia a dia onde podemos perceber que nossa vida depende muito do nosso autoconhecimento e  de nossa capacidade sabotada por nós mesmos.

Eu e Edilene

Escolhi o livro: “Pare de se sabotar e dê a volta por cima” do autor Flip Flippen, para este psicoterapeuta, o ponto de partida para o verdadeiro sucesso é o autoconhecimento: quando você conhece a si mesmo, pode compreender melhor as características de sua personalidade e identificar suas limitações.
O fundamental é saber quais são seus pontos fracos, de modo que você possa superá-los e transformá-los em qualidades que gerem resultados significativos.

Sugeri que ela fizesse a leitura deste livro de forma diferente, levando em consideração alguns pontos:
Preparar um ambiente para ler. Sugeri que fosse antes de dormir, pois é calmo e silencioso;
Fazer pequenas anotações de trechos do livro que lhe chamasse atenção;
Não simplesmente ler, mas entender o que está sendo lido, se for o caso, fazer uma releitura para saber se compreendeu.
Palavra nova. Caso encontre uma palavra que não sabe, acha que sabe o significado, mas não tem certeza, pesquise!
O resultado está em um e-mail que recebi na sexta-feira (04/06/2011), com um resumo dos trechos que mais a chamaram a atenção. Isso me deixou muito feliz.

Lição do dia: Não sabemos o quanto é importante ser o semeador até perceber os frutos colhidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário