sábado, 28 de maio de 2011

Repostagem: Qual o seu modelo financeiro?


Não foi nada fácil ficar sem reclamar. Consegui com muito esforço, ufa! Foi um exercício mental tremendo. A prática de pensar muito antes de agir, nos faz lembrar que ouvir é muito importante em nossa vida, não é por acaso que temos dois ouvidos e apenas uma boca. O que ouvimos ao longo de nossa vida pode fazer toda a diferença.

Já analisou a forma como você cuida das suas finanças? Você é daqueles que diz: “Preciso guardar dinheiro para uma eventualidade”, ou “Aproveito as ‘oportunidades’ e nunca consigo poupar”. O autor tem duas observações referentes às nossas convicções e hábitos, no que se diz respeito a finanças.

  1. Quais exemplos e o que escutamos sobre dinheiro quando éramos crianças?
  2. Você já analisou seu comportamento, são semelhantes aos dos seus pais?

Antes de ler o livro, não entendia muito bem o meu comportamento, porém fiquei surpresa com algumas conclusões. Eu fui criada pelos meus tios e minha avó, e meu tio é autônomo e minha tia assalariada. Meu tio gostava de realizar sonhos, então sempre que queríamos algo, ele ia lá e comprava, nunca fez reservas, por outro lado, minha tia, assim que recebe o salário, a primeira coisa que ela faz é pagar as contas, todas elas não importam o vencimento, se a conta vai vencer no dia 30, ou seja, no fim do mês, ela paga logo, é como se fosse uma bomba relógio na mão. O que não é ruim, pois isso criou em mim um senso de compromisso e responsabilidade. É lógico, não consigo fazer reservas, pois isso não é natural, não tive esse exemplo.

Às vezes eu digo: “se eu não tivesse a ideia de fazer duas faculdades, já tinha comprado o meu carro”, e quase que de imediato vem em minha mete uma frase que eu ouvi muito quando criança. “CARRO é uma segunda família e gasta muito!”, isso não deixa de ser verdade, porém é uma mensagem negativa que cria um bloqueio. Se fosse assim, quase ninguém teria carro, concorda? Outra clássica é: “você acha que meu dinheiro dá em árvore?” Se desse, eu mudaria de profissão. (risos) Essa frase nos diz que é tão impossível ganhar dinheiro quanto ele crescer em árvores.

2º Exercício (Não está na mesma ordem do livro [Os Segredos de uma mente Milionária])

O exercício se dar em três partes:

  1. CONSCIENTIZAÇÃO: Escreva todas as frases que ouviu quando criança sobre dinheiro e pessoas bem-sucedidas;
  2. ENTENDIMENTO: Como essas frases afetam seus comportamentos perante suas finanças e seu modo de agir com pessoas bem-sucedidas;
  3. DISSOCIAÇÃO: Comece a ter a percepção que esses pensamentos foram ensinamentos do passado e que agora você tem outra visão e concepção sobre eles. O que lhe dá a opção de ser diferente.

Observação: Se você é o oposto do modelo financeiro dos seus pais e tem progresso com isso, parabéns! Você desenvolveu esses passos sozinhos o que é muito bom. :D

Vamos estudar juntos.

Até o próximo exercício.

Extraído do meu blog: Clube do Livro postado em: 25/07/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário