terça-feira, 24 de maio de 2011

Repostagem: Novidade no Clube do Livro

Tenho um carinho enorme por este Blog que não quis me desfazer dele, mesmo não estando mais na MV.
Fiquei pensando o que farei para mantê-lo ativo, sem perder o foco principal que é incentivar o bom hábito da leitura.

Atualmente estou lendo um livro fantástico do autor americano, T. Harv Eker, Os Segredos de uma Mente Milionária. Gostei tanto de um exercício que postei para meus amigos em meus nicks e até no Twitter.

O exercício é simples, porém muito difícil de cumprir. Trata-se de ficar 7 dias inteirinhos sem reclamar de absolutamente nada! Já imaginou a situação: Você está preso no trânsito horrível, vem de dentro aquela vontade enorme de buzinar bastante e reclamar até da terceira geração de todos os motoristas que estão a sua frente. Daí eu te pergunto: qual o resultado da sua ação de reclamar? Os carros saíram da sua frente simplesmente porque você buzinou sem parar? Ou todos deixaram de querer mudar de faixa porque você, dentro do seu carro, os xingou por mais de um minuto? Bem, se sua resposta for "Não" para todas as perguntas, você vai concordar comigo que reclamar de algumas coisas não trazem nada de bom, muito pelo contrário, tira o foco de sua metas e só atraem coisas ruins.

O autor reforça o exercício com um gesto simbólico para que tenhamos certeza do poder da ação e reação, pede que todas as vezes que reclamarmos de algo, que no final só nos prejudica, façamos o seguinte: Passe o dedo indicador no seus pescoço. É, semelhante ao gesto de se enforcar, pois gestos e imagens valem mais que muitas palavras. Pode parecer bobo, não é? Mas ficar sem reclamar é um exercício que requer muita dedicação e força de vontade.

Eu já estou no terceiro dia, e a análise mental é algo que com este exercício começamos a praticar. Claro que se a reclamação for por algo que lhe beneficie, lógico que deve reclamar. Imagina que se você comprou algo e veio com defeito, então a reclamação é para o seu benefício, seu direito de consumidor. Não é este tipo de reclamação a qual o autor, Harv se refere, mas aquelas que são totalmente desnecessária e só nos causa angustias e raiva, muitas vezes até prejuízos.

Essa ideia de postar e comentar surgiu de uma conversa com uma grande amiga, Ionará. Ela viu esta mensagem e resolveu praticar o exercício, o que me deixou muito feliz. Então comecei a explicar coisas do livro para que ela entendesse o fundamento do exercício. Ela gostou tanto que resolveu me ligar, passamos um tempo conversando e foi quando ela deu a ideia de colocar no Orkut outros exercícios que ela pudesse acompanhar. Foi quando eu lembrei do Clube do Livro e neste momento minha mente iluminou como uma lâmpada: "Por que não comentar e postar os outros exercícios para ajudar mais pessoas?" A partir de hoje, vou me comprometer em repassar a maravilhosa experiência de ler e compartilhar o meu aprendizado. Então, vamos aprender juntos?
Um abraço e até o próximo exercício.

Extraído do meu blog Clube do Livro: Novidade no Clube do Livro

Um comentário:

  1. Querida Cris, amei seu blog. Parabéns!
    Ficar sem reclamar penso que é das coisas mais complexas da nossa vida. Passamos o dia todo sempre a reclamar das coisas mínimas as máximas. Só que o reclamar por si só a nada leva. Nos conscientizemos que depende apenas de nós fazermos diferente.

    ResponderExcluir